O Ex- Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, ocupou a tribuna da Assembleia por 45 minutos nesta quarta (06) para tratar da pasta e do trabalho que tem sido feito em relação a seca. O deputado destacou inúmeras parcerias com instituições pelo estado que permitiram o trabalho da secretaria. Ele mencionou a Adag, Fetrace, Faec, Ministério da Agricultura, entre outros.
Sobre a seca, Martins destacou que mesmo com o terceiro ano seguido de estiagem, houve vitórias no desenvolvimento agrário cearense. “Tivemos no Governo Cid o recorde de produção agrícola, com destaque para milho e feijão. Foram produzidos mais de um milhão de toneladas de grãos”, afirma. Além das dificuldades com a falta de chuvas, Nelson lembrou que o Estado também sofre muito com a evaporação da água da chuva. Conforme informou, no Ceará evapora o dobro do que chove.
O ex-secretário apontou durante o discurso que duas obras irão resolver o problema de abastecimento de água no Ceará: a Transposição do Rio São Francisco e o Cinturão das Águas. Segundo disse, a água do transposição deve chegar ao estado em julho de 2015. Sobre o cinturão, ele afirmou ser a obra mais importante de recursos hídricos. Martins destacou que a obra estava parada no início do Governo Cid Gomes, apenas com a primeira etapa concluída, e durante a administração foi concluída até a quinta etapa.
O parlamentar também comemorou o que chamou de uma das maiores vitórias da Secretaria fora do âmbito da seca, que foi o estabelecimento do Ceará de zona livre internacional de febre aftosa.
Tags: Desenvolvimento Agrário, Seca
Fonte : Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário