quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A PRAZO Lojistas esperam alta de 3% em vendas no Nata

Image-0-Artigo-1730131-1
Conforme a CNDL, o período natalino é caracterizado por beneficiar praticamente todos os setores da economia
FOTO: ELLEN FREITAS
Brasília. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) projetam que as vendas a prazo no período do Natal de 2014 devem crescer 3% na comparação com 2013. Se as expectativas dos lojistas se confirmarem, as vendas devem praticamente repetir o crescimento do ano passado, quando a alta verificada foi de 2,97%. Nos anos anteriores, as expansões foram de 2,37% (2012 ante 2011), de 2,33% (2011 ante 2010) e de 10,89% (2010 ante 2009).
CNDL e SPC apontam que o varejo do País apresentou desempenho modesto na maior parte das datas comemorativas de 2014 e os lojistas esperam alavancar as vendas no Natal para recuperar o prejuízo. "A inflação tem pesado no bolso dos consumidores. Os juros se encontram num patamar elevado e a massa salarial já não cresce com tanto vigor como nos últimos anos, o que desaquece as vendas Ainda assim, em virtude da injeção extra de capital com o pagamento do abono de Natal e com as tradicionais compras de última hora, as vendas para o fim do ano devem ser melhores do que nas demais datas festivas de 2014. A expectativa dos lojistas é de que as perdas acumuladas ao longo do ano sejam recuperadas no período natalino", afirma Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.
Setores
Pellizzaro aponta que o período natalino é caracterizado por beneficiar praticamente todos os segmentos da economia, de maneira homogênea.
"No período do Natal, é comum que o consumidor direcione seus gastos aos mais variados bens e serviços. Ele pode comprar uma roupa nova, quitar dívidas, revisar o carro da garagem, dar um vinho de presente e até começar uma reforma", afirma o presidente da CNDL. "Dessa forma, todas as engrenagens giram para fazer a máquina econômica funcionar", completa Roque Pelizzaro Junior.
Opinião do especialista
Desempenho pode superar expectativas
No primeiro semestre deste ano, as vendas foram muito fracas. Tanto que surpreendeu negativamente os lojistas, que não esperavam uma queda tão significativa. No entanto, exatamente por esse motivo, acredito que no período natalino o varejo tenha uma surpresa positiva. Por não ter feito compras nos primeiros meses do ano, o consumidor cearense está com ânsia de comprar e adquirir artigos de vestuário, eletrodomésticos, eletrônicos e móveis. Ele também quer presentear e, por isso, deve ainda aproveitar o recebimento do 13º para consumir mais no último mês do ano.
Todo esse dinheiro circulando na economia deve contribuir positivamente para um crescimento nas vendas no Natal. Neste cenário, as compras a prazo, assim como em outras modalidades, devem contribuir para essa perspectiva neste período natalino, e alcançar até mais de 3% em todo o Estado.
Apesar disso, se formos comparar com igual período do ano passado, não podemos esperar que esse crescimento seja tão grande, já que em 2013 as vendas foram consideras francas. O que realmente esperamos é que as perdas registradas durante o primeiro semestre sejam recuperadas durante o Natal.
Cid Alves
Presidente do Sindilojas
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário