quinta-feira, 9 de abril de 2015

BENEFÍCIO Hora de Plantar fortalece a agricultura familiar no Ceará há 28 anos




O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, executa a 28 anos o Programa Hora de Plantar, fortalecendo a agricultura familiar, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético que propiciem o aumento da produtividade das culturas e melhorem o nível de renda dos beneficiários.

A distribuição de sementes e mudas, é realizada pela SDA, junto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e consequente plantio pelos agricultores familiares, e tem contribuído com incrementos significativos da produtividade agrícola e do aumento de renda e garantia de segurança alimentar de inúmeros cearenses.

Além das sementes, o Projeto Hora de Plantar evoluiu e passou a incentivar e distribuir mudas de cajueiro, manivas de mandioca e raquetes de palma forrageira. Para 2015, o programa incorporará a distribuição de mudas de espécies nativas e exóticas para recuperação de áreas degradadas, de matas ciliares e implantação de florestas para produção de madeira.

Para o ano de 2015, serão ofertadas 3.575,2 toneladas de sementes de diversas culturas. Dentre as sementes ofertadas se destacam: 450 t de milho variedade, 2.300 t de milho híbrido, 500 t de feijão caupi, 50 t de feijão phaseolus, 160 t de sorgo forrageiro, 55 t de mamona, 10 t de algodão, 10 t de feijão-guadu, 30 t de amendoin, 10 t de capim andropogon e 0,2 t de gergilim, além de 10.000m³ de mandioca, 500.000 mudas de cajueiro anão precoce, 7.800.00 de raquetes de palma forrageira, 26.000 mudas de espécies florestais nativas e 79.140 mudas de espécies florestais exóticas. Beneficiando 130.00 agricultores de base familiar, de 182 municípios cearenses.

O “Hora de Plantar” é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através da Coordenadoria de Desenvolvimento e Agricultura Familiar (Codaf) e tem vários parceiros envolvidos, destacando-se a Ematerce, o Instituto Agropolos, Secretarias de Agricultura Municipais, Fetraece e seus sindicatos.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, o programa já virou uma política pública para o Estado do Ceará, diante da importância dele para o agricultor familiar no estado. “O Hora de Plantar já aumentou a renda de vários agricultores familiares do Ceará. O programa tá sempre focado em melhorar a qualidade de vida desses agricultores.” disse.

*Com assessoria de imprensa da SDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário