A primeira etapa para conseguir um emprego é mandar um bom currículo que impressione o recrutador e o faça chamá-lo para uma entrevista. Se o documento for mal escrito e conter detalhes desnecessários, é possível que o profissional se desinteresse nos primeiros segundos de leitura.
Para não errar, é preciso conhecer a estrutura correta de um currículo e saber o que deve ser colocado e o que pode ser descartado. O site de carreiras Business Insider criou uma lista de 15 informações que não devem ser inseridas.
Um dos erros mais comuns cometidos pelo candidato é escrever o seu "objetivo", pois essa informação já é óbvia, exceto se a vaga for para uma área diferente da que o profissonal atua. Também não é interessante listar trabalhos muito antigos ou que não tenham relação com o novo emprego.
Informações pessoais
Alguns detalhes muito pessoais não precisam ser colocados em um documento profissional, como idade, orientação sexual, estado civil, número da identidade e foto. Essas informações só são relevantes caso sejam requisitadas.
Outro erro dos candidatos é listar os seus hobbies, já que a empresa normalmente não está interessada no que a pessoa faz em seu tempo livre. Anexar as notas da faculdade também não vai influenciar na escolha do recrutador.
Detalhes descartáveis
Não é preciso mencionar no currículo as referências profissionais. Caso o entrevistador queira algum contato, vai pedir diretamente. Também não é necessário especificar a faixa ou pretensão salarial.
Endereços de e-mail com apelidos ou brincadeiras fazem com o que o candidato aparente falta de profissionalismo. Antes de enviar o currículo, é recomendável criar uma conta apenas com nome e sobrenome.
Utilizar chavões, como "lutador", "proativo" e "organizado", deve ser evitado, pois não representa o que é realmente necessário para a vaga. Formatar o documento de forma confusa e usarfontes desatualizadas e difíceis de ler também prejudicam a aparência do documento.

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